Quem sou eu

Minha foto
A riqueza histórica e cultural de Nova Friburgo, já seria por si só um grande motivo para nos dedicarmos a essa cidade, mais ainda quando a nossa família faz parte dessa história. Tenho orgulho das minhas raízes e busco, com esse trabalho, facilitar a pesquisa de informações sobre a genealogia das famílias dos colonizadores dessa cidade. Também convido a todos a compartilharem suas informações, documentos, fotos, etc, possibilitando a construção de um grande banco de dados sobre os imigrantes.

Aeby

Fribourg, Suiça

Brasão

Mapa


Brasão da família Aeby (disponível no link http://www.diesbach.com/sghcf/a/aeby.html):


Foram dois os individuos com sobrenome Aeby que chegaram ao Brasil em 1819, sem podermos precisar se havia algum grau de parentesco. Eram eles: Joseph Aeby e Hans Aeby. Ambos do Cantão de Fribourg.

Joseph Aeby nasceu em 1794, padre, de lingua alemã, em Fribourg, Suiça e emigrou para Nova Friburgo, chegando ao Brasil a bordo do "Heureux Voyage", chegando em 1819, mas não veria Nova Friburgo já que morreria afogado em 7 de janeiro de 1820 , aos pés da serra, quando nadava no rio Macacu. Pasmem, pois isso ocorreu na véspera de chegarem a Nova Friburgo.

Hans Aeby, nasceu em 1769, em Wunnevil, Fribourg, Suiça e morreu em 12-Abr-1827 em Nova Friburgo. Ele era protestante e passageiro do barco "Deux-Catherines". Chegou à Nova Friburgo no dia 18-02-1820, aos 52 anos de idade e ocupou a casa 52 e a gleba 50, falecendo, contudo, solteiro e sem descendencia conhecida.


Livro de Registro da Chegada dos Suíços. Digitalização da Fundação D. João VI:

Hans Aeby ficou na casa 52 e recebeu o lote 50:





Nenhum comentário:

Postar um comentário